sexta-feira, outubro 09, 2009

Conquitas....Fruto de um Trabalho bem Feito!!!

Santo André, 3 de outubro de 2009
[Para publicação a partir do 5 de outubro de 2009]
Jovens de Santo André protagonizam projeto apoiado pela ONU
Com financiamento da Agência de Assentamentos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), começa hoje o projeto “Jovens Lideranças Ambientais Urbanas” no Conjunto Habitacional Prestes Maia de Santo André (SP). O projeto foi um dos 67 projetos selecionados pelo Fundo de Oportunidades para o Desenvolvimento Impulsionado pela Juventude da ONU-Habitat entre mais de mil projetos de 86 países, todos envolvendo liderança de jovens para uma urbanização sustentável. No Brasil foram aprovados, no total, três projetos, anunciados hoje (5 de outubro) como parte das comemorações do Dia Mundial do Habitat no Rio de Janeiro.
As ações do projeto serão coordenadas por jovens que moram no próprio conjunto e que participam da ONG Alma Ambiental, uma organização juvenil que promove arte-educação focada em questões ambientais urbanas. Junto com diversos parceiros - incluindo as ONGs Movimento de Defesa de Moradores de Favela de Santo André - SP; Peixes, Pessoas e Água - MG e World Fisheries Trust - Canadá - buscam o envolvimento de toda comunidade com questões ambientais que afetam a qualidade de vida. A proposta é incentivar ações lideradas por jovens da própria comunidade através de capacitação em educação ambiental, liderança e desenvolvimento de projetos no sentido de melhorar a gestão do lixo e contribuir para a implementação de áreas verdes. Depois de implementar os projetos, os jovens continuarão sua capacitação e contribuirão para a cidade como estagiários em organizações parceiras que trabalham com meio ambiente e inclusão social.
“As questões ambientais estão muito ligadas à inclusão social - ou seja, moradores de bairros populares devem ter acesso à área verde, limpeza pública e educação ambiental de qualidade na mesma medida dos moradores do resto da cidade” – afirma a coordenadora do projeto e moradora do conjunto Sarah Bryce, 29 anos. O coordenador adjunto, Edinilson Ferreira dos Santos, 29 anos e morador há 6 anos do conjunto, diz: "É uma comunidade formada por pessoas que vieram de diferentes cantos da cidade, em grande parte por meio de projetos de urbanização de favelas. Então sempre buscamos fortalecer laços entre as pessoas através de eventos comunitários. Nós queremos aproveitar o dinamismo e criatividade que os jovens têm para fortalecer ainda mais esta comunidade."
O lançamento do projeto acontecerá no Conjunto Prestes Maia, dia 12 de Outubro às 16h, com oficinas de arte-educação, teatro e apresentação de vídeos, todos voltados aos temas meio ambiente urbano e habitação. O projeto busca parceiros para formar uma rede de apoio para iniciativas protagonizadas por jovens da região; para acompanhar as ações ou entrar em contato com o projeto, acesse o site www.jovensliderancas.org.

Nenhum comentário: