Um abacaxi todo colorido! Assim é a bromélia, uma "planta hospedeira" típica da Mata Atlântica brasileira, um dos ecossistemas mais ricos do mundo. Ela é chamada assim porque nasce nos galhos das árvores. Em apenas uma árvore é possível encontrar 500 bromélias! E, como precisam da floresta para viver, correm o risco de desaparecer com o desmatamento da Mata Atlântica!
As bromélias dão flores uma vez por ano e desabrocham no inverno. Suas pétalas estruturam-se como se fossem a parte espinhenta do abacaxi, em lâminas que se sobrepõem. São flores lindas e de aspecto selvagem, com cores como azul, vermelho, roxo, amarelo, alaranjado. Imagine só que bonito!
Elas sobrevivem em ambientes com pouca luz, como o interior da Mata Atlântica, que é uma floresta bem fechada. As bromélias acumulam muita água entre suas pétalas, e essa água parada serve de casa para um monte de bichinhos, como insetos, aranhas, larvas e protozoários microscópicos. Por isso as bromélias são importantes para o equilíbrio ecológico da floresta.
Muito resistentes, as bromélias são utilizadas também para decorar casas , porque se dão bem em ambientes fechados. Elas duram de dois a três meses. Mas é preciso ter cuidado se tivermos uma bromélia em casa, pois insetos transmissores de doenças como a malária podem se acomodar entre as flores.